Costão do
Pão de Açucar

Maneira mais acessível de chegar ao cume desse cartão postal sem usar o bondinho, o Costão é uma oportunidade para quem nunca escalou ter um primeiro contato com essa atividade e de quebra conhecer o Pão de Açúcar por um ângulo bem diferente do óbvio roteiro turístico convencional. Trata-se na maior parte do tempo de uma caminhada sobre terreno rochoso e íngreme, com um pequeno trecho de escalada no meio do caminho. A primeira ascensão conhecida dessa montanha foi realizada por uma inglesa em 1817, provavelmente seguindo um traçado bem semelhante ao do que conhecemos hoje como Costão. Ideal para quem tem pouca ou nenhuma experiência no assunto, ou está procurando uma escalada bastante acessível para fazer com a família e/ou amigos, é uma aventura que oferece ao visitante uma perspectiva inteiramente nova da cidade e dessa montanha que é o maior ponto turístico do Rio, além do efeito desintoxicante após o suor da subida.

A caminhada começa no pé do Pão de Açúcar, bem na entrada da Baía de Guanabara. Após costear o mar a trilha ganha um pouco mais de inclinação e nos leva a um belíssimo ponto de observação que geralmente funciona também como primeiro descanso. A partir daí cruza tanto por trechos mais abrigados, com vegetação de arbustos ou gravatás, como por rampas rochosas que embora fáceis geram uma excitante sensação de exposição. Mais ou menos na metade da trilha chegamos ao trecho de cerca de 15 metros onde é necessário realmente escalar (ou seja, usar também as mãos para subir). Embora seja uma escalada considerada fácil é altamente recomendável o uso de corda, baudrier, e outros equipamentos de escalada. É uma chance pra quem estiver interessado em escalar aprender mais sobre o assunto e sentir como é o esporte sem se meter em nada muito extremo.

Então o equipamento volta pra mochila e continuamos a nossa subida até a próxima parada, a famosa “Pedra Filosofal” de onde vislumbramos a praia de Copacabana e a Pedra da Gávea. A partir daí falta pouco para atingir o cume, chegar à estação final do bondinho e juntar-se aos outros turistas que optaram pelo caminho mais fácil. O topo do Pão de Açúcar oferece visuais incríveis da cidade e é um ótimo lugar para relaxar e aproveitar uma merecida cerveja ou suco. A descida é fácil e temos a vantagem de pegar uma carona no bondinho até a estação do Morro da Urca. Depois são mais 20 minutos descendo por uma trilha fácil até o nosso ponto de partida inicial na Praia Vermelha.

O Costão é uma aventura inesquecível e definitivamente um clássico carioca. Não requer nenhuma experiência prévia, e exige do visitante apenas a cabeça aberta, disposição e um bom par de pernas. A caminhada dura em média de 1 ½ a 2 horas, e durante o verão deve ser feita preferencialmente à tarde.

Submitting Form...

The server encountered an error.

Form received.

 Copyright © 2016 - Climbing in Rio - email: info@climbinrio.com - phone: +55 21 99328.5904 / +55 21 96924.9250

criação e desenvolvimento ideiacafe design e comunicação